A volta dos anos 90: troca de figurinhas na era digital


Capa do grupo no Facebook

Os álbuns de figurinhas marcaram os anos 90 e, consequentemente, as trocas de cromos se popularizaram. Antigamente, realizadas apenas nos círculos de amizades e com conhecidos, as trocas de figurinhas ganharam um novo local para trocas nos dias atuais: a internet.

Em entrevista, Daví D’anil, colecionador do álbum de figurinhas da Copa do Mundo na Rússia, informa que usa constantemente grupos da rede social Facebook para realizar trocas de figurinhas.

“Na minha infância, eu brincava de bafo com as figurinhas repetidas, trocava com meus amigos de escola, etc. Hoje em dia, com a correria diária, eu optei pela troca de figurinhas virtual, o que me faz economizar bastante tempo.”

Sempre atentos às necessidades dos consumidores, os Shoppings criaram stands para a realização das trocas marcadas virtualmente. No Rio de Janeiro, existem alguns pontos espalhados pela cidade e estão atraindo bastante público, como podemos observar na imagem abaixo.


Stand para trocas localizado em Madureira.

Com base em pesquisa realizada, 60% do público que coleciona álbum de figurinha, usa a internet como meio para realização de trocas de cromos, mas assumem que colecionar um álbum na era digital, não possui a mesma emoção da infância.

“Não acho que seja a mesma coisa, antigamente era muito mais divertido e emocionante. Atualmente as trocas ficaram muito monótonas, corriqueiras. É claro que facilitou muito aos colecionadores, mas pros que colecionam por diversão, não tem a mesma graça”, desabafa Daví.

Comentários