texto: Hugo Rafael
A Vila Olímpica de Nova Iguaçu, teve sua inauguração nos melados dos anos 90 e contou com a presença do ilustre “rei do futebol”, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Localizada na rua Luís de Lima, no Centro, a Vila Olímpica de Nova Iguaçu tem um fluxo diário de cerca de 2 mil pessoas que usam o espaço para prática de judô, capoeira, ginástica, atletismo, tênis, vôlei de areia, basquete de rua, futsal, handebol e treinamento na escolinha de futebol, além de caminhada e academia ao ar livre. O espaço poliesportivo obtém em sua amplitude externa, uma famosa pista de atletismo que a população de baixa renda utiliza para realizar caminhas diárias assim como exercício de corrida e resistência física. No centro da vila, tem um campo de futebol de gramado não sintético que com a revitalização passará a ser sintético e divido com uma quadra poliesportiva para atividades como basquete e voleibol.

As obras da Vila, tiveram início no dia 01 de dezembro de 2016 e até então não teve sua conclusão bem sucedida. O atraso por conta de repasses vem prejudicando a sociedade que por sua vez, fica sem lugar para realizar seus exercícios e sem respostas por parte da prefeitura e da secretaria de obras.
A Recoma Construções, foi a empreiteira contratada para realizar a revitalização e a mesma deu um prazo de no máximo 4 meses para a conclusão. O projeto, avaliado em R$ 1,66 milhão, está sendo bancado por emenda parlamentar ao Orçamento da União. Para o secretário de Esporte e Lazer, Adriano Santos, com a reforma da pista, Nova Iguaçu vai se transformar na capital do atletismo, na Baixada Fluminense, podendo receber as principais competições nas categorias de base.
O secretário afirmou por nota que: “Já temos uma escolinha de atletismo muito forte. E nossa ideia, agora, com a nova pista, é sediar as principais competições do Rio de Janeiro”, explicou o secretário, frisando que a reforma geral da Vila Olímpica era uma das obras mais sonhadas pela população de Nova Iguaçu.
O projeto apresenta benefícios significantes para a população, revitalizar a Vila Olímpica de Nova Iguaçu trouxe um projeto que a mesma apresentou há um tempo e que por falta de recursos estava esquecido que é o ESPORTE NA VILA, esse projeto atende varias crianças e jovens que pretendem iniciar a carreira no esporte, este é um divisor de águas na baixada fluminense carioca. A imagem a seguir mostra como esta o andamento das obras em sua fase de 90% de conclusão.
O grande problema, foi que o prazo pra finalizar essa obra, não foi cumprido, e além de não ser cumprido, demorou mais do que devia, as obras em sua estrutura teriam um prazo de realização de até 4 meses se estenderam por mais de um ano e hoje apresenta 90% de conclusão. Os últimos 10% e tão poucos pra finalização impede que a população volte às suas atividades diárias e cotidianas, assim como os treinos de atletismo e vôlei de praia.
Na internet, nas páginas oficiais, a indignação das pessoas que precisam fazer uso da área é notória! Na página oficial do Facebook as pessoas perguntam sobre o prazo da conclusão e se já está normalizado às atividades da área. A página oficial nos mostra a indignação das pessoas por parte do descaso e a não resposta: https://www.facebook.com/ pages/Vila-Olimpica-Nova-Igua% C3%A7u/320541414707938





Comentários
Postar um comentário